Os combustíveis fósseis, que são petróleo, o carvão mineral e o gás natural, podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Isso porque a queima destes libera muito gás carbônico, que prejudica a camada de ozônio, aumentando os problemas de aquecimento global e efeito estufa.Assim, muitos dos países viram que a utilização dos combustíveis fósseis deveria ser reduzida,para tanto criaram várias leis para fazer as empresas reduzirem o consumo desses combustíveis,como o protocolo de Kyoto no Japão, que propunha aos países mais poluentes que diminuíssem a emissão de gás carbônico para a atmosfera em 5% e este protocolo apresentou bons resultados.
Desse modo, visando o desenvolvimento sustentável, vários países começaram a investir em fontes de energias renováveis, que são aquelas que vem de fatores naturalmente renováveis, como o vento, a água, o Sol, etc. Assim, no Brasil, por exemplo, a energia hidroelétrica vem ganhando cada vez mais importância.
Segundo o pesquisador Steve Davies, da Universidade da Califórnia, se o consumo de combustíveis fosseis, parasse, o aquecimento global seria reduzido a quase zero; assim esperamos, que num futuro próximo a energia fóssil seja totalmente substituída pela renovável.
Autor: Antonio Ziemer. Imagens Google Imagens( Todos os direitos reservados).


Nenhum comentário:
Postar um comentário